Lentes de contato

O que são lentes de contato?

As lentes de contato oftálmicas são utilizadas para a correção de problemas de visão causados por erros de refração. Um erro de refração ocorre quando o olho não focaliza um objeto adequadamente, produzindo uma imagem borrada, além de serem utilizadas com finalidade estética. As lentes de contato são uma opção para quem não se adapta ao uso de óculos e/ou para pacientes que possuem contraindicações as cirurgias refrativas dando além dos benefícios estéticos ganho na qualidade visual.

Existem no mercado várias opções de lentes: lentes de contato gelatinosas (de uso diário ou descartáveis ), rígidas , esclerais , multifocais, , terapêuticas, coloridas, etc Cada qual com uma finalidade específica e por isso a importância da consulta com o oftalmologista para a escolha da melhor lente de forma individualizada.

Qual a melhora lente de contato?

É variável de acordo com cada paciente, tipo de problema de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia), tipo de trabalho, idade e tipo de lazer. Uma avaliação minuciosa é imprescindível para a determinação da melhor lente , associado ao teste de adaptação de lente de contato que levará em consideração diversos aspectos topográficos (curvaturas) da córnea associado ao erro refracional (grau).

Quais cuidados devem se ter com as lentes de contato?

As lentes de contato revolucionaram o mercado, cada vez com mais adeptos que ficam independentes de seus óculos. No entanto, devido ao uso incorreto ou excessivo e também à realização de testes sem supervisão médica, algumas complicações podem ocorrer:

  • conjuntivites alérgicas devido a exacerbação de alergia ocular;
  • conjuntivites irritativas relacionadas a componentes de produtos de limpeza das lentes;
  • ceratites: inflamações da córnea devido a ressecamento e baixa oxigenação da córnea;
  • úlceras de córnea: infecções graves na córnea por bactérias, fungos e protozoários;
  • neovascularização da córnea: devido a baixa oxigenação da córnea, podendo a levar a contra-indicação do uso de lentes de contato.

Importante lembrar de nunca dormir com as lentes de contato e nunca compartilhar uso de uma mesma lente de contato com ninguém. A supervisão de um médico oftalmologista, a limpeza com produtos adequados e o descarte de acordo com a validade de uso de cada lente são muito importantes. Com isso grande parte dos problemas e complicações de quem usa lentes de contato são evitados.

Colaboradores para o texto:
Dr Lucas Moraes Nunes Martins é R3 / Dr Giancarlo R. Marca Olivera é r1

Orientação
Dr Rodrigo Teixeira é médico oftalmologista especialista em córnea e lentes de contato