Patologias Descolamento de Retina: entenda os riscos dessa doença

Nosso olho é um sistema óptico que transforma a luz em imagens sendo estas codificadas pelo cérebro. O que enxergamos é resultado de uma imagem ou luz externa que atravessa a córnea, o cristalino e incide em nossa retina.

Esta por sua vez funciona como um “circuito” celular que processa o estímulo luminoso, envia ao nervo óptico que então envia ao cérebro, o qual transforma o estímulo nervoso em imagem.

O globo ocular é preenchido por um gel rígido e consistente chamado humor vítreo. Ele é constituído principalmente por água, ácido hialurônico e proteínas e encontra-se aderido na retina. 

A retina é uma túnica nervosa interna, vascularizada, que reveste a superfície interna do globo ocular. A região central da retina é denominada mácula, sendo esta responsável pela visão central, visão de cores e detalhes. A retina periférica nos proporciona a visão periférica ou de campo amplo de visão.

O que é o descolamento de retina e quais são as suas causas?

Estamos falando do desprendimento da retina da parede interna do globo ocular. Sua principal causa é a degeneração do humor vítreo. 

Durante a juventude, o humor vítreo é uma substância gelatinosa consistente, mas, com o passar dos anos, ocorre um processo de liquefação do vítreo que, ao se mobilizar e desprender, pode tracionar e gerar roturas na retina, infiltração do gel liquefeito e descolamento da mesma.

Outras causas são: 

  • trauma ocular
  • inflamações oculares crônicas
  • cirurgias oculares
  • dentre outras

Quais são os sintomas do descolamento de retina?

Surgimento ou aumento súbito de moscas volantes (aqueles pontinhos que vemos em ambientes claros que parecem uma sujeirinha no campo de visão), flashes luminosos e ou imagens coloridas, mesmo em ambiente de pouca luminosidade. 

O sintoma mais impactante é a perda súbita da visão central ou periférica (como se tivesse uma cortina nos cantos da visão), ou até mesmo a visão reduzida a vultos. Este processo é indolor.

Como é diagnosticado o descolamento de retina?

Por meio de um exame não invasivo, rápido e indolor, sob dilatação pupilar chamado mapeamento de retina.

Em quanto tempo devo procurar um oftalmologista? 

A procura deve ser IMEDIATA, pois quanto mais precoce e eficiente o diagnóstico, mais rápido é o tratamento e menor o dano à acuidade visual final.

Qual é o tratamento para o descolamento de retina?

O tratamento é cirúrgico na maioria dos casos, podendo ser com fotocoagulação de retina (laser de retina). 

As intervenções podem acontecer de várias maneiras, dependendo do tipo e localização do descolamento da retina. A principal técnica utilizada mundialmente é a vitrectomia.

Ao descolar minha retina ficarei cego permanentemente? 

Depende do tempo de descolamento e localização. Quando há descolamento da mácula, região central da visão, o prognóstico não é favorável, podendo levar à baixa de visão permanente ou até mesmo à cegueira. 

O ideal é realizar o diagnóstico e intervir o mais breve possível. Desta forma, é possível evitar a progressão do dano e melhorar a acuidade visual o máximo possível.

Após a cirurgia, qual é a visão que posso esperar?

Depende de cada caso, tipo, localização e tempo de descolamento. O que você precisa saber inicialmente é que há necessidade de intervenção rápida. Não espere uma visão como era antes, pois será provavelmente mais baixa.

Há casos em que há a correção do descolamento, porém não há retorno da visão. Ao haver o descolamento da retina, as células retinianas deixam de receber o aporte de oxigênio necessário e acabam morrendo. Isto porque sabemos que o tecido nervoso, em sua maior parte, uma vez lesado sua função, não será mais a mesma.

Quais são os cuidados após a cirurgia?

Os cuidados cirúrgicos de uma maneira geral são: 

  1. Repouso
  2. Manter a cabeça posicionada como o cirurgião orientou pela maior parte do tempo
  3. Instilar colírios na superfície ocular

O tempo pode variar de acordo com o tipo de cirurgia e com a evolução do paciente.

Texto escrito por Dr. Hanuar Amorim Arruda, CRM-SP 171.980

Não deixe a saúde dos olhos de lado, agende sua consulta com um Oftalmologista agora!