5 principais sintomas da catarata

A catarata é uma doença ocular famosa não apenas por sua alta incidência, mas também por ser muito citada na televisão, rádio e campanhas publicitárias. Mas, mesmo com toda essa exposição, muitas pessoas ainda têm muita dificuldade em saber o que é a doença e como ela se manifesta. Pensando nisso, preparamos um guia rápido com 5 dos principais sintomas da catarata.

Mas primeiro vamos resumir o que é a doença e porque ela é tão popular quando falamos em distúrbios oculares. A catarata afeta e deixa o cristalino, estrutura responsável por formar a imagem – e, consequentemente, nos fazer enxergar -, opaco. O resultado é a perda gradual da visão, até que ela seja danificada permanentemente.

Com isso em mente, vamos aos sinais que precisam de uma atenção redobrada.

Tipos de catarata

Com o aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, a doença tem se tornado cada vez mais comum e hoje é responsável por 47% dos casos de cegueira no mundo. A doença pode ter basicamente duas causas: congênita e adquirida.

A congênita é aquela que nasce com a pessoa. Normalmente é associada a doenças da mãe durante a gravidez – como a rubéola – e também como consequências genéticas, hereditárias.

Já a catarata adquirida pode se desenvolver por 5 razões diferentes:

  • Traumática: quando os olhos passam por agressões físicas, acidentes automobilísticos e outros tipos de trauma;
  • Medicamentosa: alguns remédios, como corticoides, podem, a longo prazo, ajudar no desenvolvimento da catarata;
  • Inflamatória: inflamações intraoculares quando não tratadas podem ocasionar a catarata;
  • Senil: o tipo mais comum de catarata é aquele que aparece com a idade. Com o passar dos anos, o cristalino perde suas características e com isso também a sua nitidez;
  • Metabólica: alterações como diabetes, colesterol alto, doenças do fígado e disfunções hormonais podem levar ao desenvolvimento da catarata.

5 principais sintomas da catarata

Alguns sintomas são clássicos da doença, outros podem passar desapercebidos. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar os sinais de que a sua visão pode ter sido afetada pela catarata.

1 –  Visão embaçada

Um dos principais sintomas da catarata é a visão embaçada. Isso acontece porque o cristalino fica opaco e tanto as extremidades ou a parte superior dos olhos podem ser afetadas. Normalmente esse é o primeiro sinal de que algo não está bem.

2 – Visão nublada

Quando começamos a enxergar o mundo um pouco mais confuso ou com excesso de brilho é preciso buscar ajuda de um médico Oftalmologista. Esses podem ser sinais da catarata.

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

3 – Dificuldade para dirigir a noite

Com a catarata, a nossa visão a noite é muito prejudicada. Principalmente quando há presença de luzes fortes como faróis de carros. Por isso quem tem a doença tem muita dificuldade para dirigir a noite, deixando a tarefa inclusive bem perigosa.

4 – Troca frequente de óculos

Seu grau tem aumentado muito a cada visita ao Oftalmologista? Bom, isso pode ser um sinal de que a catarata pode estar querendo dar as caras. Converse com o seu médico e, caso troque de profissional, leve as receitas antigas. É sempre essencial que ele tenha acesso ao seu histórico e possa analisar a evolução do seu problema ocular.

5 – Dificuldade para executar tarefas diárias

Sabe aquelas atividades que fazem parte da sua rotina, mas que você não consegue executar com a facilidade, tranquilidade e clareza de anteriormente? Pois é, pode ser que a sua visão esteja acometida pela catarata e que você nem ao mesmo tenha percebida. Mudanças, por menores que sejam, podem ser um indicativo que de você precisar redobrar a sua atenção com a sua saúde.

Apesar de ser uma doença fácil de ser controlada e com tratamento cirúrgico, ela precisa ser diagnosticada precocemente para não comprometer a visão de forma permanente. Saiba mais sobre a catarata no e-book completo que preparamos sobre a doença. Clique aqui e tenha acesso ao material.

É importante lembrar que nem todos os pacientes que possuem a catarata apresentarão sintomas. Por isso visite um médico Oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e preste atenção aos sintomas da catarata.