9 dicas para cuidar das lentes de contato

Lentes de contato são a salvação das pessoas que precisam, mas odeiam usar óculos. Teoricamente elas são muito mais confortáveis, mas precisam de zelo e precauções específicos. Você sabe como cuidar das lentes de contato? Descubra como. 

Primeiro é preciso entender que elas se apresentam em modelos diversos, podendo ser rígidas ou gelatinosas, descartáveis ou de uso prolongado. Elas também podem ser exclusivas para o tratamento da miopia, do astigmatismo e da hipermetropia e/ou multifocais. Ah, e também há aquelas coloridas, usadas por quem quer mudar um pouco a cor dos olhos.


Porém, o uso das lentes de contato pede cuidado e atenção. Como elas ficam diretamente nos olhos, existem chances de o alívio em dar adeus aos óculos se transforme em um pesadelo. Podem surgir infecções, alergias, fungos e outros problemas. Por isso é muito importante saber como higienizá-las, guardá-las e como utilizá-las da melhor maneira possível. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você ficar esperto e aprender a cuidar das lentes de contato. 
 

9 dicas para cuidar das lentes de contato 

1. Lave as mãos antes de manusear as lentes 

Essa regra talvez valha para tudo na vida: sempre lave as mãos. Principalmente se você for colocar ou tirar as lentes dos olhos. Essa atitude protege os órgãos de contaminações por vírus, bactérias e fungos.

2. Limpe as lentes apenas com produtos específicos 

Nada de limpar as lentes com soro fisiológico ou água. Existem produtos específicos para isso. Eles mantêm as lentes limpas e protegidas de micro-organismos. Além disso, esses produtos também garantem a durabilidade das lentes. 

3. Mantenha o estojo das lentes sempre limpo

Limpou as lentes? Limpe também o estojo. Aliás, ele deve ser trocado a cada 3 meses para evitar problemas futuros. Após a higienização, encha os espaços destinados às lentes com o produto adequado. 

CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:

4. Não coce os olhos quando estiver de lentes 

Deve-se evitar coçar os olhos em todas as ocasiões, mas esse cuidado precisa ser ainda maior quando estamos usando lentes de contato. Isso porque elas só funcionam corretamente se estiverem certinhas nos olhos. O ato de coçar pode fazer com que elas saiam de posição e atrapalhem a sua visão. 

5. Tenha muito cuidado com as maquiagens 

Primeiro de tudo é importante lembrar que as lentes precisam ser colocadas antes da maquiagem. Dito isso, aposte em produtos hipoalérgicos já que eles protegem os olhos das coceiras e alergias. Evite maquiagens a prova d’água e não exagere na make-up na parte inferior dos olhos. Essa região tende a acumular resíduo, causando incômodos aos olhos. 

6. Nada de dormir com as lentes nos olhos 

Regra básica: NUNCA durma com as lentes de contato. Os nossos olhos precisam “respirar” e as lentes não podem exceder 16 horas de uso. Mais tempo que isso pode deixar os olhos vulneráveis. 

7. Lubrifique os olhos sempre que julgar necessário 

Algumas pessoas podem sentir ressecamento nos olhos ao usar lentes de contato. O ambiente e a rotina de trabalho – como ficar muitas horas na frente do computador – interferem também para o aparecimento desse quadro. Por isso converse com o seu Oftalmologista e peça a ele um lubrificante ocular adequado. Com certeza as lentes ficarão mais confortáveis e os olhos mais saudáveis. 

8. Respeite a data de validade 

Nunca use as lentes por mais tempo do que o indicado pelo fabricante. Se você comprou as que duram 1 mês, utilize-as durante esse prazo. O mesmo para as diárias, com duração de 6 meses e as com validade de 1 ano. Depois da data de validade elas perdem a qualidade e, consequentemente, a eficácia. 

9. Apenas o Oftalmologista pode receitar o uso de lentes de contato 

Nada de comprar lentes por conta própria. Não é apenas saber o seu grau e ir até uma ótica. Nem todo mundo pode utilizar esses produtos e por isso é importante a avaliação de um médico Oftalmologista. Ele irá pedir exames complementares e específicos para saber se a sua córnea é adequada para o uso de lentes. 
 

Vale lembrar que mesmo com os exames em ordem e com todas as condições adequadas para o uso das lentes, algumas pessoas ainda podem não se adaptar corretamente a elas. Não é normal que as lentes causem cansaço ou desconforto aos olhos. Por isso é tão importante a visita regular ao médico Oftalmologista. 

As lentes de contato são nossas aliadas na hora de enxergar. Cuidar muito bem delas é imprescindível para o sucesso do método e também para a saúde dos olhos.