A cegueira é um problema grave e, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,2 milhões de brasileiros sofrem com a perda de visão. No entanto, felizmente a OMS também afirma que entre 60% e 80% dos casos a doença é tratável. Mas você sabe como se prevenir da cegueira?
Algumas doenças que causam cegueira como o glaucoma, a retinopatia diabética, a retinose pigmentar e a catarata podem ser diagnosticadas ainda no início. Quando identificadas precocemente, o recurso terapêutico é eficiente e pode reverter o quadro da perda de visão.
Mas alguns cuidados e atitudes diárias e rotineiras podem proteger os seus olhos da cegueira e das doenças oculares que causam o distúrbio. Separamos algumas dicas para te ajudar a não ser mais um na estatística brasileira da perda de visão.
Antes, porém, vamos te mostrar quais são os sintomas de que os seus olhos podem estar com problemas.
Continue a leitura.
Sintomas da perda de visão
A visão pode ser prejudicada por vários fatores como o envelhecimento e doenças oculares como o glaucoma e a catarata. Fique atento a sintomas como:
- Manchas no campo de visão;
- Dor súbita nos olhos;
- Visão embaçada;
- Vermelhidão nos olhos;
- Redução gradual ou súbita do campo de visão;
- Sensação de irritação nos olhos;
- Visão dupla, duas imagens ou imagens fantasmas.
Como prevenir a cegueira
Saber como prevenir a cegueira pode te ajudar a proteger os seus olhos, além de te auxiliar a perceber os sinais de que algo está errado. Anote essas 4 dicas e fique atento:
1. Não fume
O cigarro é um vilão para a saúde de forma geral. Além de ser uma das principais causas do câncer de pulmão, o tabagismo também pode gerar a Degeneração Macular Relacionada à Idade. Esse distúrbio pode levar à cegueira e tem mais probabilidade de aparecer em fumantes e ex-fumantes. O cigarro também aumenta as chances do desenvolvimento da catarata.
2. Siga uma alimentação equilibrada
Você sabia que deficiências de vitaminas e minerais podem prejudicar o organismo de forma geral? E os olhos também são afetados. A retina, por exemplo, pode ter a sua função deteriorada. Por isso uma alimentação rica em vitaminas C e E, zinco, luteína e ômega 3 protege os olhos da cegueira.
CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:
- Cirurgia Refrativa: o que é, quem pode fazer e como funciona
- Guia completo sobre glaucoma: o que é, quais são os sintomas, como é o diagnóstico e o tratamento
- Guia completo sobre catarata: quais são os tipos, sintomas, fatores de risco e como é a cirurgia de remoção
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): entenda uma das causas de cegueira em idosos
- Retinopatia Diabética: guia completo sobre a doença
3. Proteja os olhos com equipamentos adequados
Algumas atividades esportivas e profissionais podem ser arriscadas para os olhos. Por isso use equipamentos adequados em situações que exponham a saúde ocular a situações perigosas.
4. Faça exames e visitas regulares ao Oftalmologista
A melhor maneira de prevenir a cegueira é visitar regularmente o Oftalmologista. É possível diagnosticar doenças oculares com exames simples, realizados no próprio consultório.
Com essas atitudes simples e com cuidados diários, você protege os seus olhos e evita que a sua visão seja danificada para sempre. É importante lembrar que nenhuma dessas dicas substitui a consulta com um médico Oftalmologista.