O diabetes é uma doença que requer muito cuidado. Causada pela incapacidade do pâncreas em produzir insulina, ela faz com que a glicose aumente e, consequentemente, se eleve também a quantidade de açúcar no sangue. Quando não tratada e acompanhada corretamente, a doença pode causar complicações pelo corpo. Nesse artigo vamos abordar como o diabetes e problemas de visão são perigosos e precisam de atenção.
É preciso primeiro entender que esses problemas acontecem porque o excesso de açúcar no organismo eleva a pressão sanguínea, tendo consequências também nos olhos. Algumas doenças podem surgir em decorrência do diabetes, por isso é tão importante ficar atento aos níveis de glicose e fazer o acompanhamento e tratamento correto.
Diabetes e problemas de visão
Como já falamos, o diabetes pode causar doenças em todo o corpo e os olhos não fogem dessa possibilidade. Para te ajudar, vamos listar os principais problemas de visão que surgem com a doença.
1. Retinopatia Diabética
A patologia ocular mais comum entre os diabéticos, a retinopatia acontece por uma alteração nos vasos sanguíneos que nutrem e irrigam a retina. O excesso de açúcar no sangue faz com esses vasos se fechem, causando hemorragias e cortando o oxigênio das células.
O perigo da retinopatia diabética é a sua evolução. Se não diagnosticada e tratada, a doença pode destruir a retina. Desse jeito o paciente perde a visão gradativamente, podendo levar à cegueira.
Os principais sintomas da doença são a perda de nitidez e distorção das imagens. Porém, algumas pessoas podem ter a disfunção sem apresentar sintomas. Por isso é importante visitar com frequência o médico Oftalmologista.
2. Edema Macular Diabético
Uma complicação da retinopatia diabética, o edema macular acontece quando os fluidos presentes nos vasos sanguíneos danificados começam a vazar. Como resultado, os olhos incham e a visão pode ficar turva, dupla e algumas manchas, como pontos pretos ou linhas na parte frontal dos olhos, podem aparecer.
3. Catarata
O diabetes também pode ajudar no desenvolvimento da catarata. Com a taxa elevada de glicose, o cristalino do olho – a lente natural do órgão – fica opaco e, gradativamente, a visão é afetada e fica embaçada. Apesar de tratada facilmente com procedimento cirúrgico, a catarata pode levar à cegueira, principalmente quando não diagnosticada e cuidada de forma adequada.
CLIQUE NO LINK E LEIA TAMBÉM NOSSOS E-BOOKS:
- Cirurgia Refrativa: o que é, quem pode fazer e como funciona
- Guia completo sobre glaucoma: o que é, quais são os sintomas, como é o diagnóstico e o tratamento
- Guia completo sobre catarata: quais são os tipos, sintomas, fatores de risco e como é a cirurgia de remoção
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): entenda uma das causas de cegueira em idosos
- Retinopatia Diabética: guia completo sobre a doença
4. Glaucoma
Com a elevação da glicose no sangue e da pressão arterial, os nossos olhos também podem ser afetados. É o caso do glaucoma. Causada pelo aumento da pressão interna dos olhos, a doença provoca lesões no nervo ótico e pode levar à cegueira permanente. Alguns tratamentos podem controlar o glaucoma, mas é preciso que o paciente diabético não descuide da saúde ocular.
Todos esses problemas podem ser evitados com visitas regulares ao médico Oftalmologista e exames simples, como o de fundo de olho. É importante também que o paciente diabético esteja sempre com a glicose controlada para que doenças e complicações não apareçam e não causem danos permanentes à saúde.